A HISTÓRIA DA TAXONOMIA NO ENSINO DE BOTÂNICA A PARTIR DE ATIVIDADES PRÁTICAS

2020; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Nathália Vieira Silva, Dayane Francisca de Sousa, Simone Sendin Moreira Guimarães, João Batista dos Santos, Andréa Inês Goldschmidt,

Tópico(s)

Animal and Plant Science Education

Resumo

O objetivo deste trabalho foi elaborar uma proposta pratica sobre a historia da botânica e taxonomia, para que os alunos compreendessem aspectos pertencentes a historia da classificacao das plantas no decorrer da historia humana e fossem desafiados a construirem um sistema de classificacao, levando em consideracao o contexto socio-historico de diferentes periodos: (1) Pre-Historia; (2) Idade Antiga (3) Periodo Classico, Idade Media e Moderna e; (4) Idade Contemporânea e Botânica Nacional. A atividade foi executada com uma turma de 24 alunos, do segundo ano do ensino medio de uma escola publica. Os resultados mostraram que a atividade oportunizou discussoes a respeito da construcao historica da taxonomia no estudo das plantas e contribui ainda para que a taxonomia fosse vista como uma construcao humana, condicao essencial para iniciar uma discussao sobre a NdC.

Referência(s)