A HISTÓRIA DA TAXONOMIA NO ENSINO DE BOTÂNICA A PARTIR DE ATIVIDADES PRÁTICAS
2020; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresNathália Vieira Silva, Dayane Francisca de Sousa, Simone Sendin Moreira Guimarães, João Batista dos Santos, Andréa Inês Goldschmidt,
Tópico(s)Animal and Plant Science Education
ResumoO objetivo deste trabalho foi elaborar uma proposta pratica sobre a historia da botânica e taxonomia, para que os alunos compreendessem aspectos pertencentes a historia da classificacao das plantas no decorrer da historia humana e fossem desafiados a construirem um sistema de classificacao, levando em consideracao o contexto socio-historico de diferentes periodos: (1) Pre-Historia; (2) Idade Antiga (3) Periodo Classico, Idade Media e Moderna e; (4) Idade Contemporânea e Botânica Nacional. A atividade foi executada com uma turma de 24 alunos, do segundo ano do ensino medio de uma escola publica. Os resultados mostraram que a atividade oportunizou discussoes a respeito da construcao historica da taxonomia no estudo das plantas e contribui ainda para que a taxonomia fosse vista como uma construcao humana, condicao essencial para iniciar uma discussao sobre a NdC.
Referência(s)