FÍSICA QUÂNTICA E O ENSINO DE FÍSICA NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES À LUZ DA HISTÓRIA E DA EPISTEMOLOGIA REVISADA DE POPPER
2021; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresNeusa Teresinha Massoni, Alan Alves-Brito,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste texto tem por objetivo fazer uma reflexao historica e bastante referenciada na visao epistemologica revisada de Karl Popper, especialmente nas ideias expressas em seu pos-escrito publicado de 1982, em que ele retoma posicoes discutidas em sua primeira obra intitulada “A Logica da Descoberta Cientifica”, de 1934. No pos-escrito, Popper discute a interpretacao da Mecânica Quântica conhecida como Interpretacao de Copenhague e coloca em questao a heranca equivocada que ela gerou. Com base nessa (re)visita historico-epistemologica, fazemos aqui reflexoes sobre o ensino de Fisica na contemporaneidade, argumentando que a articulacao da Fisica Quântica a educacao basica e fundamental em nossos dias, e buscando subsidiar os professores de fisica nesse desafio.
Referência(s)