FÍSICA QUÂNTICA E O ENSINO DE FÍSICA NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES À LUZ DA HISTÓRIA E DA EPISTEMOLOGIA REVISADA DE POPPER

2021; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Neusa Teresinha Massoni, Alan Alves-Brito,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este texto tem por objetivo fazer uma reflexao historica e bastante referenciada na visao epistemologica revisada de Karl Popper, especialmente nas ideias expressas em seu pos-escrito publicado de 1982, em que ele retoma posicoes discutidas em sua primeira obra intitulada “A Logica da Descoberta Cientifica”, de 1934. No pos-escrito, Popper discute a interpretacao da Mecânica Quântica conhecida como Interpretacao de Copenhague e coloca em questao a heranca equivocada que ela gerou. Com base nessa (re)visita historico-epistemologica, fazemos aqui reflexoes sobre o ensino de Fisica na contemporaneidade, argumentando que a articulacao da Fisica Quântica a educacao basica e fundamental em nossos dias, e buscando subsidiar os professores de fisica nesse desafio.

Referência(s)