Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Female representation in games: uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa

2020; Volume: 17; Issue: 01 Linguagem: Português

10.5335/rdes.v17i01.11386

ISSN

2236-5400

Autores

Dêner da Silva Ramos, Anamaria Kurtz de Souza Welp,

Tópico(s)

Multilingual Education and Policy

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma unidade didática (UD) elaborada para a aula de língua inglesa como língua adicional de uma turma de oitavo ano do ensino fundamental. Apoiada no ensino e aprendizagem de língua adicional com base em tarefas, a UD tem como temática principal a representação de personagens femininas em jogos eletrônicos e o gênero minibiografia como proposta de produção final. Nesse contexto, a discussão se ancorou na noção de repertório linguístico e sua relação com a translinguagem e na teoria sociocultural e o processo de andaimento no ensino de língua adicional. O artigo descreve as tarefas e suas recomendações de aplicação e procura demonstrar como o trabalho com a translinguagem em aulas de língua adicional pode ser um importante recurso para aproximar o aluno da língua que está aprendendo. Palavras-chave: Translinguagem; Andaimento; Unidade didática.

Referência(s)