
Female representation in games: uma proposta de unidade didática com base na translinguagem para a aula de língua inglesa
2020; Volume: 17; Issue: 01 Linguagem: Português
10.5335/rdes.v17i01.11386
ISSN2236-5400
AutoresDêner da Silva Ramos, Anamaria Kurtz de Souza Welp,
Tópico(s)Multilingual Education and Policy
ResumoO presente artigo tem por objetivo apresentar uma unidade didática (UD) elaborada para a aula de língua inglesa como língua adicional de uma turma de oitavo ano do ensino fundamental. Apoiada no ensino e aprendizagem de língua adicional com base em tarefas, a UD tem como temática principal a representação de personagens femininas em jogos eletrônicos e o gênero minibiografia como proposta de produção final. Nesse contexto, a discussão se ancorou na noção de repertório linguístico e sua relação com a translinguagem e na teoria sociocultural e o processo de andaimento no ensino de língua adicional. O artigo descreve as tarefas e suas recomendações de aplicação e procura demonstrar como o trabalho com a translinguagem em aulas de língua adicional pode ser um importante recurso para aproximar o aluno da língua que está aprendendo. Palavras-chave: Translinguagem; Andaimento; Unidade didática.
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