Artigo Produção Nacional Revisado por pares

O EFEITO DO ENDOSSO DE UMA CELEBRIDADE DO RAMO ESPORTIVO

2021; UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2317-6466

Autores

Ana Beatriz Murillo Oviedo, Ananda Silva Singh, André Francisco Alcântara Fagundes,

Tópico(s)

Technology Adoption and User Behaviour

Resumo

No uso de grupos de referencia para promover o conhecimento de uma marca, produto ou servico, celebridades sao utilizadas como porta-vozes ou representantes. Nao obstante, ha uma influencia em duplo sentido, de forma que a reputacao do endossante ou do produto podem gerar riscos para a imagem do outro. Neste artigo buscou-se analisar se o endosso gera diferencas no comportamento do consumidor segundo o tipo de produto (conveniencia ou de luxo), utilizando como endossante o jogador de futebol brasileiro Kaka. Realizou-se um experimento, em uma survey online, com uma amostra nao probabilistica de 269 homens e mulheres divididos em quatro grupos: (i) propaganda da Gillette com endosso do Kaka; (ii) propaganda da Gillette sem endosso do Kaka; (iii) propaganda da Emporio Armani com endosso do Kaka; e (iv) propaganda da Emporio Armani sem endosso do Kaka. Observou-se concordâncias e divergencias com os objetivos dos anunciantes quando utilizam endossantes dos seus produtos. Alem disso, apenas o sexo do respondente apontou diferencas significativas nas avaliacoes dos construtos analisados (avaliacao da propaganda e do produto, credibilidade, intencao de compra).

Referência(s)