Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pós-pandemia de COVID-19, ensino híbrido e inteligência artificial: É a virtualização da escola?

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 7 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i7.16834

ISSN

2525-3409

Autores

Ana Carolina Carius,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A pandemia de COVID-19 é um marco na educação brasileira quando se observa o tempo em que as escolas do país estão fechadas por conta do distanciamento social, necessário para o enfrentamento à pandemia. Foi preciso, portanto, um upload da escola física para o ciberespaço, de forma repentina e traumática. Embora não seja possível generalizar o modelo de escola que se estabelecerá no momento pós-pandêmico, é fato que a escola física, em um momento anterior à pandemia, estava sendo modificada com o advento da cibercultura e da educação em rede. Portanto, este trabalho tem como objetivo avaliar os conceitos de ensino híbrido e inteligência artificial no contexto da educação em rede, considerando o ciberespaço como suporte para a escola virtual. Como metodologia de pesquisa, optou-se por uma revisão da literatura incluindo os principais autores que discutem os temas em análise e a Análise de Redes Sociais (ARS) para o Twitter e o YouTube sob os temas em análise. Conclui-se que, no pós-pandemia, é provável que a escola física complemente a escola virtual, num processo de sincronia e conexão que não será possível distinguir uma da outra, onde a educação em rede norteará as práticas pedagógicas assim como as práticas dos estudantes.

Referência(s)