
INCITAÇÃO/INSTIGAÇÃO E INDUÇÃO AO SUICÍDIO POR MEIO DO JOGO DIGITAL BONECA MOMO: ANÁLISE DOCUMENTAL
2021; Volume: 39; Issue: 104 Linguagem: Português
10.7213/psicolargum.39.104.ao01
ISSN1980-5942
AutoresElayne Ferreira De Negreiros, Viviane Ferreira da Silva Gambardella, Alecrides Marques Alencar,
Tópico(s)Suicide and Self-Harm Studies
ResumoO aumento do acesso à Internet, isolamento e a influência comportamental das mídias sociais foram apontados como contribuintes para o aumento do suicídio entre adolescentes. Assim, na atual legislação brasileira, o suicídio não configura crime, mas, o induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio são considerados crimes. O objetivo desta pesquisa foi descrever o jogo boneca Momo, suas regras, mecanismos de manutenção, e analisar as implicações do sistema legislativo sobre a prática desse jogo. Trata-se de um estudo qualitativo, classificado como exploratório e descritivo. Os resultados, apontaram para o uso indevido de imagem, incitação/instigação e/ou indução de comportamentos autolesivos ou de provocar danos, constrangimento, ameaça e suicídio. Pôde-se inferir que não há legislação para o caso do desafio Momo. Assim, destaca-se a importância de discutir questões referentes a saúde mental e orientação parental, como contribuintes para uma melhor qualidade de vida, e redução das consequências do jogo e prevenção destas.
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