
O que É um Tutor? Representações do Papel em um Grupo de Professores de Medicina durante o Processo de Seleção
2003; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 27; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1981-5271v27.3-007
ISSN1981-5271
Autores Tópico(s)Reflective Practices in Education
ResumoResumo: Na seleção de professores da FMUSP para o Programa Tutores foram investigadas, em um subgrupo de candidatos, as representações associadas ao futuro papel de tutor. As respostas foram categorizadas tendo como eixo de análise dois pontos: 1) a simetria ou assimetria na relação tutor-aluno; e 2) a esfera de atuação do tutor (ampla ou puramente acadêmica). Nas associações produzidas, predominaram relações assimétricas, especialmente aquelas referentes a papéis profissionais (orientador e conselheiro) e a papéis afetivo-familiares (principalmente o da figura paterna). Nas associações de caráter relacional simétrico, foram enfatizados os aspectos de vínculo, proximidade, apoio, suporte, disponibilidade e amizade entre tutor e aluno. Aspectos negativos associados ao papel do tutor (disciplina, repressão) foram pouco explicitados pelo grupo como um todo. Não surgiram diferenças estatisticamente significativas entre os candidatos do sexo masculino e do sexo feminino em nenhuma das categorias, mas observou-se uma tendência de os homens se concentrarem mais nos papéis profissionais e 35 mulheres nos papéis afetivo-familiares. As esferas de atuação dos diferentes papéis apresentados explicitaram principalmente ações amplas, isto é, direcionadas tanto à vida acadêmica quanto à vida pessoal.
Referência(s)