
Do discurso outrem à memória interdiscursiva: análise da música Não Tá Mais De Graça
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Issue: 69 Linguagem: Português
10.28998/2317-9945.2021v0n69p147-161
ISSN2317-9945
AutoresJosé António Cabral Vieira, Carmosina Araújo Das Neves,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO presente artigo tem o intuito de observar a organizacao dos (inter) discursos e a construcao de uma Memoria Interdiscursiva na cancao Nao Ta Mais de Graca, cantada por Elza Soares com a participacao e composicao do tambem cantor, Rafael Mike. Para isso, analisamos como o texto da cancao e organizado partindo do discurso outrem. Especificamente, observamos como: as formas de heterogeneidade enunciativa se organizam; os discursos/vozes integram o texto, e como a organizacao dessas vozes refletem uma Memoria Interdiscursiva. Nossa fundamentacao teorica parte dos conceitos de discurso outrem (Bakhtin/Volochinov, 2014), polifonia (Ducrot, 1987), heterogeneidade enunciativa e as formas de remissao do discurso (Authier-Revuz (1990), e os conceitos de memoria e interdiscurso de Pecheux (1997). Por meio da analise da presenca dos discursos direto (DD), indireto (DI) e direto com “que” (DDq), tratamos da relacao entre a musica e os seus discursos veiculados, e utilizados como denuncia e protesto. Considerando-as, como formas de demarcacao de posicionamentos e contrariedades ideologicas-discursivas, que constroem, pontos de fala, e discursos de quem faz parte da cancao e para quem a letra e direcionada. Por fim, verificamos a constituicao de uma formacao discursiva que produz uma Memoria Interdiscursiva e consequentemente, estrutura a letra da musica.
Referência(s)