EXPLORANDO APRENDIZAGENS DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ASTRONOMIA COM O AUXÍLIO DE UM PLANETÁRIO MÓVEL

2020; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Alessandro Damásio Trani Gomes, Fernando Otávio Coelho,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as aprendizagens de alunos do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Minas Gerais decorrentes de sessoes de cupula realizadas com um planetario movel. A pesquisa foi fundamentada teorica e metodologicamente pelos trabalhos de Knud Illeris sobre aprendizagem humana e pelo Modelo Contextual de Aprendizagem de Falk e Storksdieck.Por meio de desenhos, as concepcoes dos participantes sobre o que existe no espaco foram identificadas antes e apos a sessao com o planetario, permitindo estabelecer comparacoes qualitativas entre os desenhos de cada um dos participantes. Os resultados sugerem que a sessao de cupula contribuiu para a aprendizagem dos participantes, que, no geral, desenvolveram concepcoes mais sofisticadas sobre os astros celestes. Tambem sao discutidas a simplicacoes educacionais e novas possibilidades de pesquisa na area.

Referência(s)