EXPLORANDO APRENDIZAGENS DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ASTRONOMIA COM O AUXÍLIO DE UM PLANETÁRIO MÓVEL
2020; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresAlessandro Damásio Trani Gomes, Fernando Otávio Coelho,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste trabalho tem por objetivo analisar as aprendizagens de alunos do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Minas Gerais decorrentes de sessoes de cupula realizadas com um planetario movel. A pesquisa foi fundamentada teorica e metodologicamente pelos trabalhos de Knud Illeris sobre aprendizagem humana e pelo Modelo Contextual de Aprendizagem de Falk e Storksdieck.Por meio de desenhos, as concepcoes dos participantes sobre o que existe no espaco foram identificadas antes e apos a sessao com o planetario, permitindo estabelecer comparacoes qualitativas entre os desenhos de cada um dos participantes. Os resultados sugerem que a sessao de cupula contribuiu para a aprendizagem dos participantes, que, no geral, desenvolveram concepcoes mais sofisticadas sobre os astros celestes. Tambem sao discutidas a simplicacoes educacionais e novas possibilidades de pesquisa na area.
Referência(s)