
VIVÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO INSPIRADAS NOS MODELOS DAS NAÇÕES UNIDAS
2021; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 17; Issue: 33 Linguagem: Português
10.31512/vivencias.v17i33.463
ISSN1809-1636
AutoresRoberta dos Reis Neuhold, Isadora Horst Bitencourt,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste trabalho relata a experiência de um projeto de extensão que fomenta vivências interdisciplinares no ensino médio inspiradas nos Modelos das Nações Unidas (MUNs). Promovido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o “Comitê de Extensão e Preparação para Fóruns do IFMUNdi” foi criado como uma ramificação do projeto de ensino “IFMUNdi”, o qual vem acumulando, desde 2017, experiências exitosas de exercícios de simulação de conferências, cúpulas, assembleias e outras reuniões de órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU) e do legislativo brasileiro. A proposta do Comitê de Extensão era abrir essas atividades para a comunidade externa, facilitando, sobretudo, a participação qualificada de estudantes e docentes de escolas da microrregião do Rio Grande do Sul atendida pelo campus. Para tanto, empreendeu uma pesquisa documental e uma revisão bibliográfica que subsidiou a criação de sínteses, vídeos didáticos e jogos pedagógicos que compuseram dois produtos: um curso on-line aberto e gratuito, de oferta contínua, sobre a ONU e os MUNs; e o protótipo de um “kit pedagógico” físico, com materiais diversificados para serem utilizados na educação básica, sobretudo nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, com a mediação de docentes das escolas e da equipe do projeto. Além disso, promoveu a simulação de uma cúpula da ONU e uma palestra sobre o Sistema das Nações Unidas, ambas atividades realizadas, pela primeira vez, em um formato totalmente on-line, adaptando-se às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Referência(s)