
Música
2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 8; Issue: 23 Linguagem: Português
10.30938/bocehm.v8i23.5004
ISSN2447-8504
AutoresJosé Monteiro Hilário da Silva, Viviane de Oliveira Santos, Tayná Elias dos Santos,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente trabalho tem como objetivo descrever a elaboração, aplicação e resultados obtidos em uma das atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Sem mais nem menos on-line” da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Por conta da pandemia da Covid-19, o projeto apresentou atividades lúdicas que mostram a matemática presente no cotidiano, por meio de lives no Instagram, gravadas e postadas no canal do YouTube. As temáticas foram escolhidas com base em indicações feitas pelos estudantes em um formulário de sondagem e, a partir disso, foi desenvolvida a atividade “Música: a matemática na nota musical Mi”, que explora elementos matemáticos presentes na teoria musical. Em sua realização, fez-se o uso do instrumento musical violão, de um afinador instalado em um telefone para estudar a nota musical Mi e de um vídeo para mostrar um contexto histórico da relação entre a música e a matemática aos estudantes e professores participantes. Em busca de transformar a experiência do ensino remoto mais agradável, procurou-se levar aos estudantes e professores um material inovador, o qual apresenta uma matemática presente em seu dia a dia. A análise dos resultados foi realizada com base nas respostas dos estudantes participantes enviadas pelos professores inscritos no projeto, bem como comentários dos estudantes e professores. De acordo com esses resultados, a atividade proporcionou uma boa união da matemática com a música, fazendo com que fosse perceptível a matemática no cotidiano de uma forma prática e motivadora. Dessa forma, acredita-se que a atividade contribuiu com o ensino e a aprendizagem da matemática, podendo ser aplicada de forma presencial e on-line por mais educadores que desejarem. Palavras-chave: Matemática; Música; Live; Aprendizagem.
Referência(s)