
(NOVO) ENSINO MÉDIO E MOVIMENTOS DE CONTRACONDUTA NA ESCOLA
2021; Editora Univates; Volume: 42; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2755
ISSN1983-0378
AutoresGicele Weinheimer, Fernanda Wanderer,
Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoO artigo apresenta resultados de uma investigação realizada com o propósito de examinar possíveis ações de contraconduta vinculadas aos movimentos neoliberais que se fazem presentes em uma escola pública, mobilizadas pela emergência do Programa Novo Ensino Médio (PNEM) e por atividades pedagógicas. O material analisado é composto por questionários e registros de um Diário de Campo. As bases teóricas encontram-se no pensamento de Michel Foucault. O exame mostrou duas regularidades. A primeira refere-se às possibilidades de suspensão das finalidades utilitaristas da escola impostas pelo modelo empresarial. A segunda aborda tentativas de dissolução do narcisismo no ambiente escolar, pautados em contracondutas neoliberais. O estudo mostra que as marcas utilitaristas e narcisistas, engendradas pela racionalidade neoliberal, podem ser temporariamente suspensas, liberando a escola e os discentes para uma experimentação coletiva capaz de colocar a todos em situação de igualdade.
Referência(s)