Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ENTREVISTA COM FELIPE MUNITA

2021; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p06-19

ISSN

2179-3948

Autores

Cláudio José de Almeida Mello,

Tópico(s)

Literacy and Educational Practices

Resumo

Nesta entrevista, Felipe Munita apresenta um panorama do contexto de investigação em didática da literatura na contemporaneidade, abordando desde temas teóricos como o conceito de professor-leitor, a relação entre cognição e fruição na experiência estética e tendências teórico-metodológicas, até questões ligadas à práxis docente como a relevância do trabalho envolvendo biblioteca escolar e as práticas de ensino na escola, além de temas transversais como enfoques prioritários na cooperação científica latino-americana. O pesquisador chileno recebeu a menção de Doutor Internacional e Prêmio Extraordinário de Doutorado por sua tese sobre mediação de leitura defendida na Universidade Autônoma de Barcelona, sob a supervisão de Teresa Colomer. Tem atuado como conferencista, formador de mediadores, professor e pesquisador em vários países da Europa, América Latina e do Norte, em algumas ações como consultor internacional da Unesco em programas para mediadores de leitura. Atualmente, é Professor da Pontificia Universidad Católica de Chile e membro do Grupo de Investigación de literatura infantil y juvenil y educación literaria de la Universitat Autònoma de Barcelona.

Referência(s)
Altmetric
PlumX