Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Da variação à revelação nas canções de adoniran barbosa

2021; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português

10.46814/lajdv3n3-037

ISSN

2674-9297

Autores

Vera Lúcia Massoni Xavier Da Silva, Carlos Eduardo Netto,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Nosso interesse pelas canções de Adoniran Barbosa (João Rubinato, Valinhos, SP, 1910 – São Paulo, 1982) surgiu durante as aulas de Sociolinguística, principalmente no que diz respeito ao emprego da variante não padrão nas canções do compositor paulista. Inquietou-nos, sobremaneira, o comportamento dos alunos de Letras, quando expostos a exemplos de emprego com desvios da língua padrão, uma vez que a grande maioria os considera corruptela, como modo de falar “errado”. Quando questionados sobre gostar ou não gostar de Adoniran, a resposta é afirmativa. Daí, a intenção de verificar o que faz com que suas canções sejam apreciadas e, por que não dizer, cantadas por pessoas ditas cultas e comentadas pela crítica literária, como se depreende das palavras de Antonio Candido (2002):

Referência(s)