
Da variação à revelação nas canções de adoniran barbosa
2021; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português
10.46814/lajdv3n3-037
ISSN2674-9297
AutoresVera Lúcia Massoni Xavier Da Silva, Carlos Eduardo Netto,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoNosso interesse pelas canções de Adoniran Barbosa (João Rubinato, Valinhos, SP, 1910 – São Paulo, 1982) surgiu durante as aulas de Sociolinguística, principalmente no que diz respeito ao emprego da variante não padrão nas canções do compositor paulista. Inquietou-nos, sobremaneira, o comportamento dos alunos de Letras, quando expostos a exemplos de emprego com desvios da língua padrão, uma vez que a grande maioria os considera corruptela, como modo de falar “errado”. Quando questionados sobre gostar ou não gostar de Adoniran, a resposta é afirmativa. Daí, a intenção de verificar o que faz com que suas canções sejam apreciadas e, por que não dizer, cantadas por pessoas ditas cultas e comentadas pela crítica literária, como se depreende das palavras de Antonio Candido (2002):
Referência(s)