
EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PELO CLUBE DE LEITURA
2021; Editora Univates; Volume: 42; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22410/issn.1983-0378.v42i1a2021.2856
ISSN1983-0378
AutoresAdair de Aguiar Neitzel, Aléxsandre de Oliveira,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo diz respeito a uma proposta de investigação sobre leitura na Educação Básica por meio de clube de leitura. O seu objetivo é discutir como o clube de leitura pode potencializar a educação estética no espaço cultural da escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Itajaí, Santa Catarina, Brasil, com 15 alunos(as) do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, no contraturno. Os instrumentos de coleta de dados foram imagens (fotografias e vídeos) e planejamentos das pesquisadoras. As análises dos planejamentos foram feitas segundo a análise de conteúdo de Franco (2008), e as imagens foram analisadas segundo a metodologia de Barthes (1984). O projeto fundamentou-se segundo pesquisas de Petit (2020), Neitzel, Pareja e Krames (2020), Larrosa (2016), Schiller (2002), entre outros. Os resultados apontam que o clube de leitura, para além da formação de leitores, pode ser espaço de mediações sensíveis para que a escola seja território da educação estética.
Referência(s)