Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde

2021; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 25; Linguagem: Português

10.1590/interface.200806

ISSN

1807-5762

Autores

Ana Lúcia de Magalhães Fittipaldi, Gisele O’Dwyer, Patrícia Henriques,

Tópico(s)

Global Public Health Policies and Epidemiology

Resumo

Este estudo objetiva analisar as estratégias de educação em saúde descritas na formulação das políticas públicas por meio de análise documental, tendo como referencial teórico os enfoques da educação em saúde: preventivo; da escolha informada; do desenvolvimento pessoal; radical; e da educação popular em saúde. Identificaram-se três categorias que balizaram a análise: as abordagens preventivas e com foco no indivíduo; o enfoque radical e os macrodeterminantes da saúde; e as estratégias para incentivo à autonomia e à participação popular. Verificou-se a presença dos diversos enfoques nas políticas analisadas como estratégias educativas interativas e complementares, assim como a identificação de diretrizes para o fortalecimento da autonomia e da participação popular. Mesmo com limitações, as políticas dialogam entre si propiciando ferramentas para o trabalho cotidiano. O retrocesso político atual sinaliza a necessidade de rever as estratégias de educação e os seus impactos na saúde.

Referência(s)