SELEÇÃO DA ESTRATÉGIA DE TRANSPORTE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO UTILIZANDO O MÉTODO AHP
2020; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2178-5961
AutoresPlínio Rodrigues Rosa Barreto, Aldo Shimoya, Eduardo Shimoda, Cláudio Luiz Melo de Souza, Milton Erthal,
Tópico(s)Logistics and Infrastructure Analysis
ResumoA escolha entre internalizar ou terceirizar a atividade logistica de uma organizacao e uma tarefa complexa, pois envolve multiplos criterios, muitas vezes conflitantes entre si. Objetivou-se, neste trabalho, desenvolver um modelo multicriterio para decidir entre manter os servicos de transporte com frota propria ou terceirizar essa atividade. Para isso, o modelo proposto foi baseado na utilizacao da tecnica de mapa cognitivo e no metodo Analytic Hierarchy Process (AHP), aplicados em uma instituicao de ensino. Os criterios usados no trabalho foram escolhidos com base na bibliografia atual e pelo mapa cognitivo. O peso dos criterios foi ponderado por um especialista. O metodo AHP sugeriu que dois automoveis, o veiculo tipo van e o micro-onibus, devem ser terceirizados. A caminhonete e os outros dois automoveis de pequeno porte devem manter sua condicao de veiculos oficiais proprios da instituicao. O uso do mapa cognitivo e a consulta a literatura embasaram a matriz de criterios deste trabalho e o metodo AHP, considerando sua aplicacao pratica e habilidade de incorporar em sua analise variaveis quantitativas e qualitativas, apontou a melhor estrategia de gestao da logistica de transporte da instituicao.
Referência(s)