QUÍMICA DOS SUPER HERÓIS: a utilização de uma unidade de ensino potencialmente significativa com séries de tv no ensino de radioatividade

2021; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Beatriz Gatti de Castro, Lúcia Maria de Assis, Raiane Dandara Pereira Pimentel,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O ensino de Quimica tradicionalmente e feito de maneira descontextualizada, nao interdisciplinar, desinteressante, complexa e memoristica, o que leva a aprendizagem mecânica. Define-se este tipo de aprendizagem como aquela na qual o sujeito aprende havendo pouca ou nenhuma interacao com seus conhecimentos previos. Em contrapartida, a aprendizagem significativa (AS), segundo David Ausubel, ocorre quando um novo conceito e relacionado com um conhecimento previo especifico presente na estrutura cognitiva do aluno. Partindo-se desses pressupostos, neste trabalho, adotou-se a pesquisa-acao para investigar a possibilidade de alcancar a aprendizagem significativa em Quimica atraves da utilizacao de series de TV em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). Para tal, foi desenvolvida e aplicada uma UEPS com duracao de 4h/aula, divididas em dois encontros, envolvendo o tema Radioatividade e as series de televisao Flash e DC’s Legends of Tomorrow. Os resultados obtidos apontaram que as series de TV utilizadas funcionaram como materiais potencialmente significativos, uma vez que, atraves de sua aplicacao em uma unidade de ensino, os alunos demonstraram interesse e pre-disposicao para aprender significativamente. Dessa forma, os estudantes assimilaram o conteudo de forma nao-arbitraria e nao-literal, atribuindo novo significado a ele em sua estrutura cognitiva, podendo dizer que houve, pelo menos, indicios de aprendizagem significativa.

Referência(s)