Goiânia e a urbanização do oeste: demografia, fronteira agrícola, áreas verdes e mananciais
2018; Universidad de Los Lagos; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Inglês
ISSN
0719-4706
AutoresAnderson Dutra Silva, Carlos Christian Della Giustina, Sandro Dutra Silva,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoespanolEste artigo pretende analisar, a partir de pressupostos teorico-metodologicos da historia ambiental, a transformacao da natureza e o potencial da cidade de Goiânia. Criada na decada de 1930 sob a regencia do Estado Novo de Vargas, a nova capital do estado de Goias surge do esforco de interventor Pedro Ludovico Teixeira em transferir a sede do governo local. Neste contexto, as riquezas naturais acabam servido de justificativa para o surgimento de uma “metropole moderna”, capaz de dinamizar as relacoes comerciais locais com os grandes centros consumidores. Da-se destaque ao projeto do arquiteto e urbanista Attilio Correa Lima, empregando os conhecimentos adquiridos do urbanismo frances. Mesmo durante a construcao da cidade, os planos iniciais sao abandonados e, a partir da decada de 1950, inicia-se um crescimento mais acentuado devido a chegada da estrada de ferro e construcao de usinas hidreletricas nas proximidades. EnglishThis article intends to analyze, from theoretical and methodological assumptions of environmental history, the transformation of nature and the potential of the city of Goiânia. Created in the 1930‟s under the regency of the Vargas‟s Estado Novo, the new capital of the state of Goias arises from the effort of intervenor Pedro Ludovico Teixeira in transferring the seat of local government. In this context, natural wealth ends up serving as a justification for the emergence of a modern metropolis capable of boosting local trade relations with brazilian large consumer centers. The project of the architect and urbanist Attilio Correa Lima is highlighted, using the knowledge that he acquired from French urbanism. Even during the construction of the city, the initial plans are abandoned and, from the 1950‟s onwards, a more pronounced growth began due to the arrival of the railway and the construction of hydroelectric plants nearby.
Referência(s)