Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A INTERPROFISSIONALIDADE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO PET-SAÚDE

2021; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.54909/sp.v5i1.109771

ISSN

2525-507X

Autores

Julia Carolina Souza, Fernanda Wolf da Silva Arruda, Jennifer Meireles Santos, Maria Luiza Baixo Martins, Lara Dal-Bó Camargo Borges, Julia Gabriela da Silva Ferreira, Daniela Caurio, Madson Hermenegildo RODRIGUES, Vanessa Aguiar, Sibele Holsbach Costa, Fernanda Romaguera Pereira dos Santos, Larissa Cerignoni Benites,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este relato contempla a experiência de participantes de um grupo setorial do ‘PET-Saúde Interprofissionalidade’, um programa de indução formação dos profissionais da saúde, tendo como enfoque a aprendizagem colaborativa e significativa. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de um grupo tutorial integrante do PET-Saúde Interprofissionalidade na construção e demonstração da aprendizagem, por meio de um mapa conceitual como uma maneira interacionista para guiar a articulação dos saberes. O processo reflexivo perpassou a discussão e compreensão entre tutores, alunos e preceptores sobre as práticas colaborativas e saberes comuns na área da saúde. Esta experiência oportunizou a ampliação dos conhecimentos do cuidado integral em saúde na perspectiva interprofissional, assumindo a interação entre formação acadêmica e educação permanente dos profissionais da área em diferentes esferas do trabalho em saúde.Palavras-chave: Relato. Programa PET. Aprendizagem. Mapa Conceitual.

Referência(s)