Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Reflexões histórica e epistemológica da demonstração da lei dos senos e seus possíveis obstáculos ao conhecimento

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português

10.30612/tangram.v4i3.13185

ISSN

2595-0967

Autores

Márcio Ponciano dos Santos, Laerte Silva da Fonseca, Ivanete Batista dos Santos,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Os estudos sobre trigonometria impulsionam discussões que fomentam inúmeras pesquisas na área da Educação Matemática. Assim, levantou-se a hipótese da existência de obstáculos no processo de construção da demonstração da Lei dos Senos. Nesta pesquisa, são apresentados os resultados de uma investigação que teve por objetivo refletir sobre o cenário histórico e epistemológico da demonstração da Lei dos Senos destacando os pontos de inércia e lentidões (obstáculos epistemológicos) associados à concepção deste conteúdo. Para a condução metodológica foi desenvolvida uma análise histórica e epistemológica para compreender o contexto e os obstáculos referentes ao conhecimento estudado. O arcabouço teórico apoiou-se nos conhecimentos sobre a história da matemática e dos estudos referente aos obstáculos epistemológicos. Da investigação, constatou-se a necessidade em estudar os marcos a respeito da Lei dos Senos pois os indícios demarcados na história da matemática apresentam poucos elementos para investigação desse campo do conhecimento.

Referência(s)