
Reflexões histórica e epistemológica da demonstração da lei dos senos e seus possíveis obstáculos ao conhecimento
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português
10.30612/tangram.v4i3.13185
ISSN2595-0967
AutoresMárcio Ponciano dos Santos, Laerte Silva da Fonseca, Ivanete Batista dos Santos,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoOs estudos sobre trigonometria impulsionam discussões que fomentam inúmeras pesquisas na área da Educação Matemática. Assim, levantou-se a hipótese da existência de obstáculos no processo de construção da demonstração da Lei dos Senos. Nesta pesquisa, são apresentados os resultados de uma investigação que teve por objetivo refletir sobre o cenário histórico e epistemológico da demonstração da Lei dos Senos destacando os pontos de inércia e lentidões (obstáculos epistemológicos) associados à concepção deste conteúdo. Para a condução metodológica foi desenvolvida uma análise histórica e epistemológica para compreender o contexto e os obstáculos referentes ao conhecimento estudado. O arcabouço teórico apoiou-se nos conhecimentos sobre a história da matemática e dos estudos referente aos obstáculos epistemológicos. Da investigação, constatou-se a necessidade em estudar os marcos a respeito da Lei dos Senos pois os indícios demarcados na história da matemática apresentam poucos elementos para investigação desse campo do conhecimento.
Referência(s)