Artigo Acesso aberto

A DANÇA COCO NO CHÃO DA ESCOLA

2021; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33025/tefe.v6i1.3326

ISSN

2525-5916

Autores

Fávio Campos De Morais, Gleiciely Nascimento Henrique, Thaís Maria da Silva, Adriano Florêncio Da Silva,

Tópico(s)

Physical Education and Pedagogy

Resumo

A danca se legitima como objeto de estudo e ensino da Educacao Fisica e suas contribuicoes pedagogicas e culturais vem sendo investigadas, contribuindo para sua valorizacao como conteudo no processo ensino/aprendizagem na escola e, no presente estudo, tem a danca coco entendida como manifestacao folclorica que traduz as expressoes da cultura de nossa sociedade. Objetivou-se propor uma alternativa de materializacao da danca coco enquanto conteudo da Educacao Fisica numa perspectiva de ampliacao dos saberes socioculturais e educacionais dos escolares. Para a coleta de dados utilizamos roteiro de perguntas, anotacoes das vivencias e transcricao das respostas dos alunos. Como resultado, concluimos que os alunos que participaram da vivencia, conseguiram ampliar seus horizontes conceituais sobre a danca coco e a pratica pedagogica tornou-se significativa quando o novo conteudo foi incorporado as estruturas de conhecimento dos alunos passando a adquirir significado para ele ao manter relacao com a sua vivencia.

Referência(s)