
Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade
2021; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.1984-5057.v13i1p59-71
ISSN1984-5057
AutoresCarolina Minuzzi Murari da Silva, Juliana Petermann,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoO objetivo deste artigo é discutir as possibilidades conceituais de uso do conceito da consubstancialidade nas pesquisas em publicidade. Dessa forma, iremos (a) discorrer sobre a importância dos marcadores sociais da diferença; (b) comparar os conceitos de consubstancialidade e interseccionalidade; e (c) apontar as situações mais adequadas para o uso do termo consubstancialidade. A partir de um resgate histórico conceitual com base em Kergoat, entendemos que, ao analisar as práticas de trabalhadores em publicidade, a consubstancialidade é uma alternativa fértil, já que parte da compreensão materialista histórica e das relações sociais fundamentais (de gênero, classe e “raça”) em toda sua complexidade e dinâmica, sendo fundamental para pesquisas que abordam questões de gênero na publicidade.
Referência(s)