Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Estado da arte das dissertações e teses no Brasil sobre Educação Financeira e/ou Matemática Financeira no período de 2000 a 2020

2021; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.51359/2177-9309.2021.250224

ISSN

2177-9309

Autores

Márcio Urel Rodrigues, Jaqueline Michele Nunes da Silva, Rosiane Souza da Silva Rodrigues,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou: analisar a produção acadêmica das dissertações e teses relacionadas à Educação Financeira e/ou Matemática Financeira defendidas nos programas de pós-graduação no Brasil no período de 2000 a 2020. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento de dissertações e teses defendidas no período de 2000 a 2020 envolvendo a Educação Financeira e/ou Matemática Financeira. O corpus da pesquisa qualitativa realizada na modalidade de Estado da Arte foi constituído por 306 pesquisas – dissertações e teses – envolvendo a referida temática. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo, a qual nos permitiu evidenciar seis Categorias de Análise. A partir do levantamento e das análises realizadas, identificamos 164 pesquisas direcionadas para a Matemática Financeira e 142 direcionadas para a Educação Financeira. Constatamos também um aumento significativo de dissertações e teses sobre Educação Financeira e Matemática Financeira a partir do ano de 2012, devido ao início do Profmat. Ressaltamos ainda a necessidade de futuras pesquisas envolvendo as referidas temáticas para a Educação de Jovens e Adultos, Anos Iniciais e Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática.

Referência(s)