
Contribuições dos experimentos de Física em feiras e planetário itinerantes na desmistificação do aprendizado: Um estudo de caso de um grupo de educação tutorial na Unifei
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i7.16859
ISSN2525-3409
AutoresMarina Aparecida Barbosa de Souza, Denize Aparecida Gualberto, Lourival Fernandes Nogueira Neto, Jordania Drumond Alves Soares, Brenda Martins Fernandes, Evandro Augusto de Morais,
Tópico(s)Health, Education, and Aging
ResumoO projeto Ciência em Órbita vem sendo desenvolvido pelo grupo PET Conexão de Saberes: Física e Popularização da Ciência (Unifei – Campus Itabira) desde 2015. Dessa forma, o presente artigo retrata uma amostra de experimentos de Física realizada pelos integrantes do PET, tendo como objetivo, compartilhar de forma clara, dinâmica e didática os conhecimentos da Física. Sendo assim, diversos experimentos são apresentados, nos quais envolvem as diversas áreas da Física Básica, como Mecânica, Termodinâmica, Eletricidade e Óptica, tais como: Globo de Plasma, Bolha de Sabão Gigante, Gerador de Van de Graaff, Bobina de Tesla, entre outros. São explorados os conceitos de Física de forma prática; além do Planetário Itinerante, no qual é possível vivenciar a Astronomia de maneira divertida e lúdica. Os experimentos foram realizados com público livre, em que as abordagens foram adequadas, em relação a faixa etária dos participantes. A metodologia utilizada neste artigo é o estudo de caso com abordagem qualitativa, no qual engloba o desenvolvimento do projeto, as suas principais características e contribuições identificadas, tal como para os participantes quanto para a equipe. Dentre estes, destaca-se os benefícios do elo entre a universidade e a sociedade, no qual promove a disseminação do conhecimento.
Referência(s)