Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contribuições dos experimentos de Física em feiras e planetário itinerantes na desmistificação do aprendizado: Um estudo de caso de um grupo de educação tutorial na Unifei

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 7 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i7.16859

ISSN

2525-3409

Autores

Marina Aparecida Barbosa de Souza, Denize Aparecida Gualberto, Lourival Fernandes Nogueira Neto, Jordania Drumond Alves Soares, Brenda Martins Fernandes, Evandro Augusto de Morais,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

O projeto Ciência em Órbita vem sendo desenvolvido pelo grupo PET Conexão de Saberes: Física e Popularização da Ciência (Unifei – Campus Itabira) desde 2015. Dessa forma, o presente artigo retrata uma amostra de experimentos de Física realizada pelos integrantes do PET, tendo como objetivo, compartilhar de forma clara, dinâmica e didática os conhecimentos da Física. Sendo assim, diversos experimentos são apresentados, nos quais envolvem as diversas áreas da Física Básica, como Mecânica, Termodinâmica, Eletricidade e Óptica, tais como: Globo de Plasma, Bolha de Sabão Gigante, Gerador de Van de Graaff, Bobina de Tesla, entre outros. São explorados os conceitos de Física de forma prática; além do Planetário Itinerante, no qual é possível vivenciar a Astronomia de maneira divertida e lúdica. Os experimentos foram realizados com público livre, em que as abordagens foram adequadas, em relação a faixa etária dos participantes. A metodologia utilizada neste artigo é o estudo de caso com abordagem qualitativa, no qual engloba o desenvolvimento do projeto, as suas principais características e contribuições identificadas, tal como para os participantes quanto para a equipe. Dentre estes, destaca-se os benefícios do elo entre a universidade e a sociedade, no qual promove a disseminação do conhecimento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX