Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Devolver a História, Materializar o Trauma: Observações sobre os corpos migrantes em Cavalo Dinheiro (2014) e Vitalina Varela (2019) de Pedro Costa

2021; Associação de Investigadores da Imagem em Movimento; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14591/aniki.v8n2.769

ISSN

2183-1750

Autores

Mariana Cunha, Catarina Andrade,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a forma como Cavalo Dinheiro (2014) e Vitalina Varela (2019), do realizador português Pedro Costa, restauram o direito de narrar e materializam os efeitos do trauma relacionados à migração e ao colonialismo, a partir de uma análise da inscrição dos corpos e subjetividades diaspóricas no espaço pós-colonial contemporâneo, mais especificamente no contexto da representação de imigrantes e descendentes de imigrantes cabo-verdianos em Portugal. Tomamos a noção de materialidade como prisma para esta análise, tanto no sentido da materialidade do aparato cinematográfico empregado pelo realizador, quanto no sentido da materialidade da própria imagem e suas operações formais na construção da experiência da história e do trauma. Argumentamos que essas operações formais, especialmente o uso da temporalidade (histórica e fílmica) e do enquadramento que criam um distanciamento, não só revelam uma estética própria como também um engajamento político e ético do cinema de Pedro Costa.

Referência(s)