Improvisação e Aprendizagem de Empreendedores Informais: A Experiência de Empreendedores Feirantes (Improvisation and Learning of Informal Entrepreneurs: The Experience of Marketer Entrepreneurs)

2018; RELX Group (Netherlands); Linguagem: Português

ISSN

1556-5068

Autores

Fernanda Paula Arantes, Maria Sálete Batista Freitag, Edy Lawson Silva Santos,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

Portuguese Abstract: Improvisacao no trabalho deixou de ser considerada uma falha grave, passando a ser analisada sob a lente dos processos potenciais para a aprendizagem nas organizacoes. No Brasil, os estudos sobre o tema restringiram-se, sobretudo, ao contexto organizacional tradicional, sendo poucos tambem aqueles que se baseiam em resultados empiricos. Desta forma, partindo-se da analise de um contexto de empreendedorismo informal, o presente estudo realiza uma discussao teorico-empirica em torno da relacao entre improvisacao e aprendizagem. Foi escolhido como cenario de estudo a Feira Hippie da cidade de Goiânia, Goias, maior feira especial do Estado, com cerca de 13.870 feirantes associados. Os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas foram analisados com base nos principios da Analise Fenomenologica Interpretativa (AFI). Os resultados indicam que, mesmo existindo singularidades no modo de interacao social entre os feirantes e demais atores que fazem parte do universo da feira, fatores especificos levam a caracterizacao desse cenario enquanto uma Comunidade de Pratica. Com isso, este artigo oferece contribuicoes metodologicas, visto ser um dos poucos estudos empiricos sobre o tema e que adota a AFI. Alem disso, as particularidades reveladas pelo estudo possibilitaram a proposicao de uma tipologia de improvisacao voltada a atividades e ambientes pouco estruturados, o que caracteriza o contexto dos empreendedores informais pesquisados, principal contribuicao teorica do estudo. English Abstract: Improvisation at work is no longer seen as a serious failure, being nowadays analyzed by the lens of potential processes for learning in organizations. In Brazil, studies on this subject have been restricted, above all, to the traditional organizational context, few of which are based on empirical results. Thus, starting from the analysis of a context of informal entrepreneurship, the present study performs a theoretical-empirical discussion about the relation between improvisation and learning. The Hippie Market in the city of Goiânia, Goias, was chosen as the study scenario. It is the largest special market of the state, with about 13,870 associated marketer entrepreneurs. The data, collected through semi-structured interviews, were analyzed based on the principles of Interpretive Phenomenological Analysis (IPA). The results indicated that, even though there are singularities in the mode of social interaction between the marketer entrepreneurs and other actors that are part of the universe of the market, specific factors lead to the characterization of this scenario as a Community of Practice. So, this article offers methodological contributions, since it is one of the few empirical studies on the subject and adopting IPA. In addition, the particularities revealed by the study made it possible to propose a typology of improvisation geared to activities and poorly structured environments, which characterizes the context of the informal entrepreneurs surveyed. It is the main theoretical contribution of the study.

Referência(s)