
Desenvolvimento e validação de uma cartilha fundamentada no letramento em saúde sobre chás medicinais para mulheres sobreviventes de câncer de mama
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 4 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i4.14266
ISSN2525-3409
AutoresMaria Lucila Magalhães Rodrigues, Tereza Doralúcia Rodrigues Ponte, Cláudia Machado Coelho Souza de Vasconcelos, Leandro Teixeira Cacau, Helena Alves de Carvalho Sampaio,
Tópico(s)Women's cancer prevention and management
ResumoObjetivo: Descrever o processo de construção e validação de uma cartilha sobre chás com propriedades medicinais, destinada a mulheres sobreviventes de câncer de mama, elaborada segundo os fundamentos do letramento em saúde. Método: Estudo metodológico realizado em três etapas: 1) entrevista com mulheres sobreviventes de câncer de mama para identificação dos chás mais utilizados por elas; 2) desenvolvimento da cartilha e 3) validação da cartilha por especialistas e público-alvo. A partir das informações das 203 mulheres entrevistadas, foram selecionadas cinco plantas para integrar a cartilha: Graviola (folha), Camomila, Hortelã, Gengibre e Romã. O conteúdo da cartilha foi desenvolvido segundo o conhecimento científico sobre o tema e orientações de publicações específicas sobre letramento em saúde, com o intuito de viabilizar maior empoderamento das informações por parte das mulheres. A validação foi realizada por seis especialistas, os quais usaram o instrumento Suitability Assessment of Material (SAM), destinado à avaliação de materiais escritos de acordo com os fundamentos do letramento em saúde. A validação pelo público-alvo se deu por grupo focal. Resultados: Os especialistas atribuíram à cartilha pontuação percentual média de 91,4%, o que a enquadra como material superior quanto ao letramento em saúde (70-100%). O público-alvo aprovou a cartilha, sem sugestão de mudanças. Conclusão: A cartilha está validada e atende aos fundamentos do letramento em saúde, podendo ser utilizada nos atendimentos realizados com mulheres sobreviventes de câncer de mama como um material educativo auxiliar em seu tratamento.
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