Artigo Acesso aberto Produção Nacional

“não lugar” do circo na escola

2021; University of Minho; Volume: 34; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21814/rpe.16128

ISSN

2183-0452

Autores

Camila da Silva Ribeiro, Leonora Tanasovici Cardani, Gilson Santos Rodrigues, Marco Antônio Coelho Bortoleto,

Tópico(s)

Adventure Sports and Sensation Seeking

Resumo

O circo contemporâneo vem ocupando uma considerável variedade de espaços sociais, projetando maior visibilidade midiática e também mostrando suas potencialidades educativas. Nesse contexto emerge o debate: qual o espaço da arte circense na educação, mais precisamente na escola? Com isso, analisamos o caso de uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Campinas- São Paulo/Brasil. As análises indicam de modo inequívoco que a escola é também lugar para o Circo, tanto na forma de conteúdo programático como espaço de compartilhamento dessa cultura patrimonial. Considerando esse e outros casos disponíveis na literatura recente, entendemos que a arte em geral, e o Circo, em particular, precisam de maior atenção nos debates pedagógicos, desde a formação docente até a prática pedagógica, o que requer esforços governamentais e também das próprias instituições educativas.

Referência(s)