
“não lugar” do circo na escola
2021; University of Minho; Volume: 34; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21814/rpe.16128
ISSN2183-0452
AutoresCamila da Silva Ribeiro, Leonora Tanasovici Cardani, Gilson Santos Rodrigues, Marco Antônio Coelho Bortoleto,
Tópico(s)Adventure Sports and Sensation Seeking
ResumoO circo contemporâneo vem ocupando uma considerável variedade de espaços sociais, projetando maior visibilidade midiática e também mostrando suas potencialidades educativas. Nesse contexto emerge o debate: qual o espaço da arte circense na educação, mais precisamente na escola? Com isso, analisamos o caso de uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Campinas- São Paulo/Brasil. As análises indicam de modo inequívoco que a escola é também lugar para o Circo, tanto na forma de conteúdo programático como espaço de compartilhamento dessa cultura patrimonial. Considerando esse e outros casos disponíveis na literatura recente, entendemos que a arte em geral, e o Circo, em particular, precisam de maior atenção nos debates pedagógicos, desde a formação docente até a prática pedagógica, o que requer esforços governamentais e também das próprias instituições educativas.
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