Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Enfoque Ontossemiótico: uma análise da geometria na coleção de livro didático de Matemática no Ensino Técnico Integrado ao Médio

2021; Volume: 3; Linguagem: Português

10.33532/revemop.e202113

ISSN

2596-0245

Autores

Wagner Barbosa de Lima Palanch, Renata Barbosa Ferreira,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns resultados da dissertação de mestrado intitulada “Análise da geometria na coleção de livro didático de Matemática no Ensino Técnico Integrado ao Médio do Centro Paula Souza”, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul em São Paulo, tendo como pressupostos uma perspectiva investigativa que visa analisar qualitativamente materiais curriculares (livro didático) de uma coleção do Ensino Médio no âmbito da geometria. Para análise em questão, foram utilizados quadros desenvolvidos a partir das adequações didáticas (epistêmica, mediacional e ecológica) oriundas dos pressupostos do Enfoque Ontossemiótico. Assim, este artigo discorrerá sobre os quadros de adequação didática supramencionado visando oferecer subsídios para que professores possam guiar-se ao analisarem livros didáticos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX