Jogos de Guerra: o Uso da Estratégia Militar na Competição Empresarial (War Games: The Impact of Military Strategy on Corporate Competition)
2013; RELX Group (Netherlands); Linguagem: Português
10.2139/ssrn.3382738
ISSN1556-5068
AutoresJosé Pedro Teixeira Fernandes,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoPortuguese Abstract: O principal objetivo deste artigo é investigar as relações e influência da estratégia militar sobre a estratégia empresarial. As questões a que vamos procurar responder são as seguintes: (1) Como é usada a estratégia militar na competição pelo do- mínio ou sobrevivência no mercado? (2) A transposição de conceitos e ideias da estratégia militar para a estratégia empresarial é aceitável do ponto de vista científico e das consequências éticas e sociais, ou deve merecer reparos críticos? A abordagem começa por uma apresentação simplificada e seletiva de alguns dos principais nomes da estratégia militar clássica. Em seguida, é analisado o campo da estratégia empresarial e as suas escolas, com vista a detetar aquelas onde se faz sentir mais a influência da estratégia militar. Finalmente, são ainda discutidas a validade científica das transposições do militar para o empresarial, bem como as consequências éticas e sociais negativas que podem resultar de levar a competição no mercado ao extremo, transformando-a numa paixão nociva.”English Abstract: The main objective of this article is to enquire the relationship and influence of military strategy on business strategy. With this aim we will try to answer the following questions: (1) How the military strategy is used in the business competition for dominance or survival in the market? (2) The transfer of concepts and ideas from military strategy to business strategy is both scientifically, ethically and socially acceptable, or deserves criticism? The analysis begins with a simplified and selective presentation of the main thinkers of classic military strategy. Then, follows a brief overview of the field of business strategy and their schools of thought, in order to identify those which are open to the influence of military strategy. Finally, there is a discussion of the scientific validity of the transposition from one field to the other and about the negative ethical and social consequences, that may arise from an extreme market competition turned into a harmful passion.
Referência(s)