
Comandos metacognitivos embutidos baseados na natureza da ciência: Potencialidades, limitações, condições e possibilidades
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i7.16829
ISSN2525-3409
AutoresCésar Silva Xavier, Maurício Abreu Pinto Peixoto, Luciana Lima de Albuquerque da Veiga,
Tópico(s)Educational Strategies and Epistemologies
ResumoPesquisa qualitativa sobre possibilidade de transposição e aplicabilidade da Estratégia de Ensino Metacognitivo (EEM) Embedded Metacognitive Prompts Based on Nature of Science. A estratégia utiliza módulos com comandos metacognitivos que direcionam o estudo de conteúdo científico baseado na natureza da ciência (NDC). O objetivo foi avaliar os constructos e teorias da pesquisa primária, relacioná-los com a descrição dos passos para e verificar as condições e possibilidade de sua reprodução no contexto escolar. Verificamos que as teorias sobre NDC, metacognição e autorregulação foram explicitadas e apresentadas de forma adequada para produção de protocolos com foco na utilização na educação básica, especialmente como suporte ao professor que pretenda utilizá-la. Entretanto, observamos limitações quanto à operacionalização e explicação insuficiente para a reprodução dos protocolos e necessidade de articulação entre os comandos metacognitivos, o aspecto da NDC e o conteúdo científico.
Referência(s)