ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR POR MEIO DO USO DE MODELO FÍSICO CONSTRUÍDO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS E DE BAIXO CUSTO
2019; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresGraziellede Oliveira Setti, Gustavo Bizarria Gibin, Luiz Henrique Ferreira,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA Quimica pode ser compreendida por meio de representacoes em nivel macroscopico (observavel a olho nu), submicroscopico(referente ao mundo atomico-molecular) e no nivel simbolico (a linguagem da Quimica). O conceito de geometria molecular pode ser ensinado por meio do uso de modelos moleculares. A proposta desse trabalho foi utilizar um modelo molecular construido com garrafas PET para ensinar o conceito de geometria molecular. O referencial teorico da pesquisa foi a teoria de modelos mentais de Johnson-Laird (1983). Os sujeitos da pesquisa foram 12 alunos do 3o ano do Ensino Medio de uma escola publica de Sao Carlos/SP. Foram feitos quatro encontros com duracao de duas horas cada e os alunos construiram os seus proprios modelos com garrafas PETe outros materiais de baixo custo. Foram realizadas aulas teoricas e resolucao de exercicios com o uso dos modelos moleculares para ajudar na representacao das especies quimicas em nivel submicroscopico e tambem como meio para transitar para o nivel simbolico. Os dados foram coletados por meio de pre-teste e pos-teste. Foram observadas melhorias na compreensao sobre o conceito de geometria molecular e na forma de representar os simbolos quimicos.
Referência(s)