Artigo Revisado por pares

Da periferia do aprendizado à centralidade do que somos: diálogo Brasil-Moçambique

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃNGULO MINEIRO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18554/cimeac.v11i1.5244

ISSN

2178-9770

Autores

Roberth De-Carvalho, Adamo Devi Cuchedza,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Ex-colônias portuguesas, a Colônia do Brasil do Reino de Portugal (entre 1500-1822; Brasil) e a África Oriental Portuguesa (1501-1975; Moçambique) foram/são palcos de lutas e resistências que buscam outro tipo independência simbólica: descolonizar-se para reconectarem a suas origens. Do ranço de economias baseadas no tráfico da natureza (humana e não-humana), de saberes científicos, de técnicas e de tecnologias, a naturalização de ideias hipermercantilizadas insiste no espaço e no tempo da produção de múltiplas colonialidades. Por atravessarem áreas das Ciências da Natureza e da Matemática, destacamos como principal objetivo deste ensaio dialogar com nossas próprias histórias, despertando educadores em Ciências e em Matemática, ou de quaisquer outros campos de conhecimento, a deflagrarem condições de significação política, afetiva e ideológica em seus saberes-sentidos escolares. O resultado de nosso ‘diálogo de saberes’ aponta caminhos para revisionar o Ensino de Ciências e de Matemática na escola básica do Sul global.

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