AMIGOS DA ONÇA: UTILIZANDO A FIGURA DA ONÇA-PINTADA PARA DEBATER DIREITOS ANIMAIS E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2019; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresMariah Boratto Peixoto dos Santos, Tânia Regina Vizachri, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Adriana Regina Braga,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoFruto de acoes desenvolvidas pela linha de pesquisa D.I.A.N. – Debates e Investigacoes sobre Animais e Natureza –, o presente artigo ambiciona apresentar e discutir a metodologia e os resultados obtidos ao longo de intervencao ludico-reflexiva elaborada a partir da figura da especie Panthera onca. O grupo D.I.A.N. destina-se a abordar, com distintas faixas-etarias, direitos animais e sustentabilidade, confeccionando e aplicando atividades que visem o fomento do pensamentocritico, o ativismo sociocientifico (REIS, 2013) e o combate ao especismo. Um de nossos publicos sao criancas de 4 a 6 anos matriculadas EMEI localizada na Zona Leste paulistana, e, com essas, realizamos atividade na qual a figura da onca-pintada foi utilizada para discutir o zoologico, o desmatamento (associado a pecuaria) e os biomas nacionais, abordando preservacao e direitos animais. A atividade foi aplicada em duas turmas de aproximadamente 30 criancas cada e os resultados nos demonstram que essa auxiliou na compreensao, por parte das criancas, dos problemas eticos referentes ao encarceramento de animais e das complicacoes ambientais acarretadas pelo desmatamento. Majoritariamente, as criancas se posicionaram favoraveis a liberdade das oncas e contrarias a caca e destruicao das matas, sendo capazes de argumentar sobre seus pontos de vistas.
Referência(s)