AMIGOS DA ONÇA: UTILIZANDO A FIGURA DA ONÇA-PINTADA PARA DEBATER DIREITOS ANIMAIS E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2019; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Mariah Boratto Peixoto dos Santos, Tânia Regina Vizachri, Luís Paulo de Carvalho Piassi, Adriana Regina Braga,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Fruto de acoes desenvolvidas pela linha de pesquisa D.I.A.N. – Debates e Investigacoes sobre Animais e Natureza –, o presente artigo ambiciona apresentar e discutir a metodologia e os resultados obtidos ao longo de intervencao ludico-reflexiva elaborada a partir da figura da especie Panthera onca. O grupo D.I.A.N. destina-se a abordar, com distintas faixas-etarias, direitos animais e sustentabilidade, confeccionando e aplicando atividades que visem o fomento do pensamentocritico, o ativismo sociocientifico (REIS, 2013) e o combate ao especismo. Um de nossos publicos sao criancas de 4 a 6 anos matriculadas EMEI localizada na Zona Leste paulistana, e, com essas, realizamos atividade na qual a figura da onca-pintada foi utilizada para discutir o zoologico, o desmatamento (associado a pecuaria) e os biomas nacionais, abordando preservacao e direitos animais. A atividade foi aplicada em duas turmas de aproximadamente 30 criancas cada e os resultados nos demonstram que essa auxiliou na compreensao, por parte das criancas, dos problemas eticos referentes ao encarceramento de animais e das complicacoes ambientais acarretadas pelo desmatamento. Majoritariamente, as criancas se posicionaram favoraveis a liberdade das oncas e contrarias a caca e destruicao das matas, sendo capazes de argumentar sobre seus pontos de vistas.

Referência(s)