PALEONTOLOGIA NA ESCOLA: DETECÇÃO DE LACUNAS E UMA PROPOSTA DE COMPLEMENTAÇÃO AO ENSINO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

2019; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Marcilene Borsonelli, Taissa Rodrigues Rodrigues,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A Paleontologia trata do estudo dos fosseis, que sao restos ou vestigios de seres vivos que se preservaram, em sua maioria, nas rochas. O ensino de Paleontologia no Ensino Basico e recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), porem o tema permanece pouco abordado em sala de aula, o que, em ultima instância, resulta em um distanciamento entre a compreensao da evolucao biologica e a sociedade. Sendo assim, epreciso buscar estrategias de aproximacao entre esses conhecimentos cientificos e os estudantes. Diante disso, objetivou-se detectar as areas deficitarias na aprendizagem de Paleontologia em uma escola publica de Vitoria –ES, e com base nelas, foram realizadas intervencoes por meio de oficinas e uma visita ao Museu de Minerais e Rochas da UFES. Os estudantes demonstraram ter dificuldades em compreender alguns temas como a evolucao das aves a partir dos dinossauros, quais sao as estruturas com maiores chances de se preservar no registro fossil, a variedade de fosseis que podem ser encontrados e se houve convivio entre humanos e a chamada megafauna de mamiferos, como retratado em filmes. Foram realizadas atividades de intervencao pedagogica nestes temas em especifico, as quais contribuiram para dirimir as duvidas. Adicionalmente, as atividades realizadas fora do ambiente formal de ensino foram uma boa alternativa para a complementacao ao conhecimento, podendo ser ampliadaspara outras escolas.

Referência(s)