Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Curso de Educação Financeira Escolar: produto educacional para a formação de professores

2021; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.51359/2177-9309.2021.249593

ISSN

2177-9309

Autores

Flávia Aparecida de Moraes, Carlos César Garcia Freitas,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo apresenta um produto educacional, curso de formação para professores em Educação Financeira, desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que teve como público-alvo estudantes do Magistério de um Colégio da Rede Estadual de Ensino do Paraná. Caracterizada como uma pesquisa de natureza tecnológica, o produto educacional foi realizado em quatro etapas: diagnóstico, desenho, implementação e avaliação, de acordo com a metodologia de design de Chiavenato (2010). Como resultados da pesquisa, destacam-se o desenvolvimento da estrutura metodológica do curso (pressupostos, objetivos, abordagem educativa e implicações), sua organização (unidades didáticas sobre orçamento, planejamento, consumo consciente, crédito e juros, investimentos e previdência) e sua contribuição em termos de formação específica dos estudantes participantes da aplicação do produto, que além de conhecer os conteúdos da Educação Financeira e o papel do educador financeiro, puderam refletir a respeito de suas finanças pessoais.

Referência(s)