
A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020)
2021; Sociedade Brasileira de História da Educação; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e184
ISSN2238-0094
AutoresThiago Manhães Cabral, Jéssica Rodrigues da Silva Cecim, Rafael Straforini,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO artigo analisa, a partir de materiais didáticos e documentos curriculares selecionados dos últimos 100 anos (1920/2020), a dimensão pedagógica da realidade do aluno como elemento primaz do ensino de geografia ao longo de sua história. Entendemos a realidade do aluno como um discurso cujo sentido está em disputa por diferentes concepções de ensino de Geografia. Como resultado do artigo, demarcamos quatro momentos da disciplina no Brasil: hegemonização da geografia escolar moderna e a realidade do aluno como parte da renovação do ensino; dimensão do real na temporalidade dos estudos sociais; renovação crítica baseada nas teorias da aprendizagem e noção de totalidade para a apreensão do real; análise de princípios geográficos no contexto da BNCC e a realidade em função da espacialidade do fenômeno. Assim, concluímos que o sentido de realidade do aluno transita pelos momentos políticos e epistemológicos da geografia escolar.
Referência(s)