Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Construindo arranjos com tríades ao piano durante a pandemia: relato de interação musical informal via aplicativo de mensagens instantâneas a partir de uma perspectiva neurocientífica

2021; Programa de Pós-graduação em Música (USP); Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/rm.v21i1.180590

ISSN

2238-7625

Autores

Marcelo M. Alves,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Este trabalho é um estudo de caso, embasado na neurociência, a respeito de um processo de orientação musical remoto com uma estudante iniciante autodidata de piano na cidade de Recife (PE), utilizando um aplicativo de mensagens instantâneas (Whatsapp) durante a pandemia do CODIV-19, no qual foram propostas atividades de arranjo. O objetivo foi investigar as modificações que o processo produziu no fazer musical da estudante. Os dados foram recolhidos a partir dos dados retirados do histórico do aplicativo (texto e arquivos de mídia). Os resultados alcançados demonstram que o processo foi positivo para desenvolvimento da estudante. O uso do Whatsapp como meio de comunicação e do arranjo como ferramenta pedagógica permitiram comportamentos relevantes nos campos da autonomia, motivação e metacognição.

Referência(s)
Altmetric
PlumX