
Um estudo sobre os possíveis contatos envolvendo alunos em salas de aulas
2021; Volume: 3; Issue: 4 Linguagem: Português
10.46814/lajdv3n4-030
ISSN2674-9297
AutoresSeverino H. da Silva, Michelli Karinne Barros da Silva,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoNo início da pandemia da COVID-19 as escolas brasileiras foram fechadas com o objetivo de conter a disseminação do vírus. Diante da discussão sobre a reabertura das escolas, neste trabalho, consideramos alguns cenários típicos de salas de aulas e através de um cálculo combinatório deduzimos o número de pessoas que cada aluno estaria exposto, bem como o número de possíveis contatos cruzados entre cada aluno e as pessoas expostas. Os cenários considerados foram ilustrados por figuras construídas no software de geometria dinâmica GeoGebra, onde as pessoas são representadas por vértices de polígonos e os contatos cruzados entre as pessoas pelas diagonais desses polígonos. Acreditamos que as informações referentes a contatos sejam relevantes, em momentos de pandemia, uma vez que os contatos potencializam o contágio.
Referência(s)