
Greve dos caminhoneiros e concentração de poluentes na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil
2021; Escola Superior de Sustentabilidade; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.6008/cbpc2179-6858.2021.002.0034
ISSN2179-6858
AutoresMaxime Charles-Pierre, Cleyton Martins da Silva, Wagner de Souza Pereira, Anderson Amendoeira Namen,
Tópico(s)Traffic and Road Safety
ResumoO principal objetivo desse trabalho foi avaliar as concentrações de poluentes em duas estações de monitoramento contínuo de poluentes localizadas na Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro, Brasil, durante o período de greve dos caminhoneiros, entre os dias 21 e 30 de maio de 2018. As duas estações - Jardim Primavera e Jardim Guandu - podem ser consideradas rotas de entrada/saída do município do Rio de Janeiro. Foram analisadas as concentrações dos seguintes poluentes: dióxido de enxofre, monóxido de carbono, ozônio, material particulado (PM10) e dióxido de nitrogênio. Os dados abrangeram o período de 7 de maio a 13 de junho de 2018, sendo divididos em dois diferentes grupos: período de greve e período fora da greve. Uma das ferramentas utilizadas para análise foi o diagrama de caixa, apresentando, para o período analisado, a concentração diária de cada poluente e seu respectivo comportamento. Para comparar o comportamento dos poluentes durante a greve dos caminhoneiros e suas proximidades, efetuou-se um teste de homogeneidade entre os dois grupos, sendo aplicado o teste de variâncias iguais. Para as situações que indicaram a hipótese de não homogeneidade entre os dois grupos foi acrescentado o teste t student, visando avaliar se havia diferença significativa entre as médias dos diferentes períodos. Comparando-se o período de greve e o período não greve, o dióxido de enxofre foi o único poluente que não apresentou diferença de comportamento em ambas as estações. O monóxido de carbono apresentou diminuição de concentração média nas duas estações durante o período da greve, o que pode ser resultado do efeito da paralisação dos veículos automotores nesse período. O dióxido de nitrogênio também apresentou menor concentração durante o período de greve em ambas as estações, tendo o ozônio apresentado comportamento inverso, efeito da relação entre os Compostos Orgânicos Voláteis e os Óxidos de Nitrogênio. O material particulado apresentou redução das concentrações em Jardim Primavera durante a greve, mas com elevação em Jardim Guandu no mesmo período. Hipótese para essa elevação seria o uso das vias próximas a Jardim Guandu como alternativa de rota de fuga dos caminhoneiros. Acredita-se que o presente trabalho possa contribuir para a identificação dos impactos, em termos de poluição atmosférica, causados pela opção preferencial dada aos caminhões para o transporte das cargas no Brasil.
Referência(s)