Competência midiática, publicidade e pandemia: um estudo sobre a comunicação das marcas na TV brasileira
2021; Escola Superior de Comunicação Social; Issue: Vol.16 nº 30 Linguagem: Português
10.4000/cp.12344
ISSN2183-2269
AutoresLetícia Barbosa Torres Americano, Luma Perobeli, Gustavo Furtuoso,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoO consumo, enquanto fenômeno da cultura contemporânea, é promovido pela publicidade, disseminando mensagens das marcas no cotidiano das pessoas. No contexto da COVID-19, doença global que forçou um grande período de mudanças de hábitos no Brasil, este artigo destaca a relação entre consumo, publicidade e pandemia. Nesse sentido, este trabalho busca analisar os discursos das peças publicitárias exibidas nos intervalos comerciais do Fantástico e do Jornal da Band, no período inicial da pandemia. Sob o prisma da competência midiática (Ferrés & Piscitelli, 2015), nossa análise concentrar-se-á nas dimensões Estética, Linguagem e Ideologia e valores.
Referência(s)