Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação financeira: Sequência didática com o aplicativo “Minhas Economias”

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34019/2594-4673.2020.v4.32047

ISSN

2594-4673

Autores

Maria do Socorro Ferreira Ramos, Patrícia de Souza Moura, Otávio Paulino Lavor,

Tópico(s)

Microfinance and Financial Inclusion

Resumo

A educação financeira é um dos conhecimentos relevantes na vida pessoal e profissional, visto que se aplica em diversas áreas e pode ser entendida como o processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento da consciência crítico-reflexiva diante das questões financeiras dentre as quais destacam-se o consumo, o planejamento, o investimento. Nesse sentido, pode-se pensar nessa temática aplicando uma sequência didática com o uso de um aplicativo que busque a motivação para aprendizagem da educação financeira em uma turma de ensino médio no Estado do Ceará. Os resultados revelam que os alunos estão disponíveis para um diálogo de aprendizagens e que ao serem submetidos a novos conhecimentos, mostraram-se motivados pelas tecnologias adquirindo a percepção do consumo consciente e planejamento financeiro. O objetivo desse trabalho é encorajar a reflexão e prática docentes para incluir situações favorecedoras da educação financeira mediada por recursos tecnológicos que estimulem a tomada consciente de decisões.

Referência(s)