Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

GESTÃO EDUCACIONAL PÚBLICA: PAPEL DOS GESTORES NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO EDUCATIVO

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.31512/19819250.2021.22.01.88-100

ISSN

1981-9250

Autores

Elke Luanne da Silva Xavier, Edite Maria Sudbrack, Silvia Regina de Oliveira,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este artigo objetivou refletir sobre a gestão pública nas escolas e o papel dos gestores na construção do projeto educativo. Discorreu-se a respeito da gestão participativa, considerando também a gestão pública e a educação. A educação, para estes escritos, é compreendida como direito fundamental da pessoa humana, por ser condição necessária à vida na sociedade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, que contou com a contribuição de muitos estudiosos da área como Aranha (1996); Libâneo (2004); Nascimento (2019); Souza (2006, 2016, 2017); Chizzotti (2006) entre outros nomes relevantes para a pesquisa. A gestão participativa é responsável por tornar a escola um ambiente mais interessante para os alunos, é necessário que os gestores e a comunidade tomem consciência da importância da sua participação para melhorar o processo educacional. O processo educativo é a base para a construção de um país mais democrático, uma vez que a adoção de mecanismos de gestão democrática da educação possibilita a construção de práticas e vivências democráticas nas escolas

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