Revisão sistemática de estudos sobre TPACK na formação de professores no Brasil e em Portugal
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 59; Issue: 59 Linguagem: Português
10.21680/1981-1802.2021v59n59id24458
ISSN1981-1802
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA discussão do quadro TPACK (MISHRA; KOEHLER, 2006), tem sido foco crescente de pesquisas, principalmente entre os formadores de professores, que necessitam preparar os professores para integrar as TIC ao ensino e aprendizagem em sala de aula (CHAI; KOH; TSAI, 2013). Para compreender como os programas de formação inicial e continuada de professores têm utilizado o TPACK, como base teórica na concepção de cursos e dinâmicas nas diversas áreas curriculares, realizou-se uma revisão sistemática de estudos publicados em contexto brasileiro e português, disponíveis em bases de dados de acesso aberto. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, o corpus de análise constituiu-se de 28 trabalhos, publicados entre 2013 e 2020. Os resultados destacam a prevalência em cursos de formação continuada, cursos na área curricular da Matemática e abordagens voltadas para o desenvolvimento do domínio TPK dos professores.
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