Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A “Nova Educação Financeira” de Monteiro Lobato

2021; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.51359/2177-9309.2021.250425

ISSN

2177-9309

Autores

Nilton José Neves Cordeiro, Ronaldo P. Coutinho,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

Com a percepção de que temáticas associadas ao que hoje denomina-se Educação Financeira – a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – não são novidades no âmbito escolar brasileiro, havendo o ensino de algumas delas em escolas em séculos anteriores, despertou-se o interesse de analisar se a obra Aritmética da Emília, em que Monteiro Lobato entendia expor uma nova maneira de ensinar Matemática, traz elementos condizentes à Educação Financeira, como estes se relacionam com características escolanovistas e com o que é recomendado pela BNCC, tanto através da abordagem pedagógica quanto às competências e habilidades a serem desenvolvidas. Livros, artigos e documentos forneceram subsídios para exame e utilização de elementos da técnica de Análise de Conteúdo de forma a concluirmos que há presença de conteúdos que se relacionam à Educação Financeira na obra estudada. O teor de tais conteúdos vai ao encontro do que é proposto na BNCC para anos iniciais do Ensino Fundamental, com muito foco no Sistema Monetário. Em relação à sua forma de abordagem, o livro analisado se utiliza, sobremaneira, de características “pedagógicas escolanovista em detrimento da tradicional”, ao abordar temáticas relacionadas à Educação Financeira.

Referência(s)