
O ENSINO DA DEONTOLOGIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO MÉDICA DO BRASIL
1985; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1981-5271v9.1-002
ISSN1981-5271
AutoresEvandro Guimarães de Souza, Flávio Dantas,
Tópico(s)Dental Education, Practice, Research
ResumoResumo: Com a finalidade de obter subsídios relativos ao ensino da Deontologia, foi enviado questionário às 76 escolas de Medicina no País, a partir de dados contidos no Cadastro das Escolas Médicas, resultante do Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos no Brasil (Acordo MEC/MS/MPAS/OPS). A análise dos dados obtidos permitiu concluir que o ensino da Deontologia deva ser ministrado durante todo o Curso Médico, através de debates entre alunos e professores, com prioridade para os docentes com vivência clínica, boa formação psicológica e cultura humanística. Os autores indicam o método de resolução de problemas como procedimento de escolha para a formação ética do aluno.
Referência(s)