Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ENSINO DA DEONTOLOGIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO MÉDICA DO BRASIL

1985; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1981-5271v9.1-002

ISSN

1981-5271

Autores

Evandro Guimarães de Souza, Flávio Dantas,

Tópico(s)

Dental Education, Practice, Research

Resumo

Resumo: Com a finalidade de obter subsídios relativos ao ensino da Deontologia, foi enviado questionário às 76 escolas de Medicina no País, a partir de dados contidos no Cadastro das Escolas Médicas, resultante do Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos no Brasil (Acordo MEC/MS/MPAS/OPS). A análise dos dados obtidos permitiu concluir que o ensino da Deontologia deva ser ministrado durante todo o Curso Médico, através de debates entre alunos e professores, com prioridade para os docentes com vivência clínica, boa formação psicológica e cultura humanística. Os autores indicam o método de resolução de problemas como procedimento de escolha para a formação ética do aluno.

Referência(s)