Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Concepções de um grupo de professoras pedagogas

2021; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.55847/pindorama.v12i1.749

ISSN

2179-2984

Autores

Giovanni Scataglia Botelho Paz,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A formação do pedagogo, profissional que leciona para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental variou bastante ao longo dos anos, assim como os objetivos desse profissional para o mercado de trabalho. Paralelamente, o ensino de ciências e a chancela dessa como uma disciplina escolar também possuiu um histórico de mudanças, sempre atrelado e subordinado ao currículo que o contexto sócio-político do país demandava. Nesse sentido, investigou-se um grupo de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental que lecionam na rede pública municipal de São Paulo acerca de suas concepções sobre ciências e o seu ensino, por meio da aplicação de um questionário. Os resultados obtidos revelam que ainda existem lacunas formativas para lecionar ciências, o que acaba limitando as práticas e a forma como a ciência é apresentada para os educandos, assim como aprimoramentos nas estruturas curriculares para o ensino de ciências nos cursos de Pedagogia precisam ser realizados. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Formação de Professores. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Referência(s)
Altmetric
PlumX