
GASTRONOMIA REGIONAL E HOSPITALIDADE: potencialidades de São Miguel do Gostoso como destino turístico
2021; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português
ISSN
2674-6972
AutoresEric Alves da Silva, Maria-Luíza Mesquita de Souza, Silvânia Melo da Cunha, Amanda Almeida Gomes-Dantas, Sueli Aparecida Moreira,
Tópico(s)Culinary Culture and Tourism
ResumoREGIONAL GASTRONOMY AND HOSPITALITY: potential of Sao Miguel do Gostoso as a tourist destinanion Resumo: Restaurantes e bares asseguram a boa hospitalidade. A gastronomia constitui atrativo sazonal em forma de festivais, ou permanentes atraves das cozinhas tipicas regionais. Para compreender o papel que a gastronomia exerce no destino de Sao Miguel do Gostoso/RN, realizou-se o presente estudo-piloto descritivo com turistas hospedados em 4 pousadas desse litoral. Os dados foram coletados atraves de enquetes sobre gastronomia aplicadas a 20 hospedes durante outubro de 2016. A gastronomia local representa uma mescla a base de frutos do mar com influencias da culinaria sertaneja atraves da agricultura familiar; a qualidade dos servicos de hospedagem e restauracao teve impacto positivo na hospitalidade, apesar da demora no servico de mesa. A gastronomia pode contribuir para fidelizacao e divulgacao do destino turistico. Palavras-chave: Cozinha Regional ; Hospitalidade; Identidade cultural; Produto turistico; Rio Grande do Norte. Abstract: Restaurants and bars ensure good hospitality. Gastronomy composes a seasonal attraction in the form of festivals, and a permanent one through typical regional cuisines. To understand the relevance of gastronomy for Sao Miguel do Gostoso/RN, this descriptive pilot study was carried out with tourists staying at 4 inns on this coast. The data were collected through gastronomy surveys applied to 20 guests during October 2016. The local gastronomy represents a mixture based on seafood with influences of backcountry cuisine through family farming; the quality of accommodation and catering services had a positive impact on hospitality, despite delays in table service. The gastronomy can contribute to the loyalty and promotion of the tourist destination. Keywords: Regional Cuisine; Hospitality; Cultural Identity; Tourist Product; Sao Miguel do Gostoso.
Referência(s)