Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

expansão do ensino secundário em pernambuco:

2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 29; Issue: 59 Linguagem: Português

10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p195-211

ISSN

2358-0194

Autores

Kalline Laira Lima dos Santos, Rosa Fátima de Souza Chaloba,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre a história do ensino secundário no estado de Pernambuco, no período de 1948 a 1963, considerando a atuação dos atores políticos e sociais envolvidos na expansão dos ginásios públicos. Com base em diversificadas fontes documentais como relatórios de governo, legislação educacional, anais da Assembleia Legislativa, dados estatísticos, projetos de lei e artigos veiculados na imprensa, o texto trata em primeiro lugar das iniciativas levadas a termo nos anos 40 do século XX para a ampliação do secundário público no estado. Na sequência, analisa o processo de interiorização dos ginásios públicos destacando a ação dos municípios, dos deputados e governadores. A lenta e tardia expansão do secundário público no estado de Pernambuco põe em evidencia aspectos da produção das desigualdades regionais no campo da educação e os limites da política estatal para a educação média.

Referência(s)